Horta Vertical Inspirações e Dicas para Você Fazer a Sua

Pesquisar notícias e dicas

Tuesday, 05 de February de 2019

Para os amantes de plantas e do verde, fazer um jardim ou uma horta vertical é uma ótima maneira de levar a natureza para dentro de casa. E, mesmo que a sua casa ou apartamento não tenha tanto espaço livre, ainda assim é possível fazer uma hortinha.

Para ter uma horta vertical, basta ter uma parede livre onde bata sol por pelo menos três horas por dia. Ou seja, possivelmente é muito mais fácil do que você imaginava – e a seguir vamos dar ótimas ideias para você fazer a sua própria horta vertical!

Dicas gerais para ter uma horta vertical

Antes de iniciar a montagem da sua horta vertical, meça o espaço onde você deseja fazê-la. Se você deseja possuir um jardim vertical grande, é aconselhável contratar um paisagista para medir e fazer os cálculos necessários para não danificar a estrutura da parede de sua residência. Depois, decida quais tipos de plantas você deseja ter na sua horta.



Para escolher as plantas para a sua horta vertical, você deve analisar quanto tempo de sol elas precisam e também se as raízes delas crescem muito. Afinal, na horta vertical não há muito espaço para as raízes se espalharem e, se você dispor de um local que não recebe muita luz solar, é melhor procurar plantas que preferem esse tipo de ambiente.


Dependendo do tipo de horta vertical que você deseja ter, pode ser necessário preparar a parede onde ela ficará. Em alguns casos, pode ser interessante cobrir com um plástico ou folhas de PVC para proteger a parede da água e dar suporte para a horta. Se você for utilizar canos de PVC ou outros tipos de vasos suspensos, isso pode não ser necessário.

Tipos de horta vertical

Existem alguns tipos de jardins e hortas verticais, sendo os mais populares os de bolso, bandeja, vasos de barro e de materiais recicláveis. O tipo escolhido varia do estilo de decoração, espaço disponível, da disponibilidade de recursos e do tipo de plantas que você deseja ter em sua residência.

Plantas para horta vertical

Para decidir o que plantar na sua horta vertical, primeiro você deverá ter decidido já onde vai ser a horta. E considere também o seu tempo livre e disposição para cuidar das plantas!

Caso você esteja disposto a se dedicar mais às plantinhas, pode escolher espécies que precisam de muita água e, por isso, podem necessitar de rega diária. Alguns exemplos são o orégano, a segurelha e a hortelã.

Por outro lado, caso não possa ou não queira esse compromisso, as plantas que gostam menos de água são, com certeza, uma melhor alternativa. Algumas boas opções são o alecrim, a lavanda e a salsinha.

Você pode também escolher as plantas para horta vertical de acordo com o tamanho da raiz. O pimentão, o tomate cereja, a couve flor e o alho, por exemplo, têm raiz curta.

Se o local escolhido para fazer a sua horta vertical receber pouca luz solar, a capuchinha, o tomilho, a salsa e a cebolinha podem ser boas opções. E se quiser plantas para o ano inteiro, o manjericão, a sálvia, o coentro, a rúcula, espécies de alface, almeirão e calêndula são garantidas.

Aliás, para ter sempre o que colher na sua horta vertical, prefira plantas que depois da colheita voltem a brotar. E, para fazer isso, nossa dica é fazer a colheita com uma tesoura, deixando sempre pelo menos o miolo inteiro para que ela volte a crescer.

Ah, outra boa dica é deixar no mesmo vaso plantas que têm características similares. Ou seja, pense no tamanho das raízes e nas necessidades de água e luz das plantas na hora de organizá-las na sua horta vertical.