Modelos de Escadas

Pesquisar notícias e dicas

Guilherme Munerati
terça, 22 de janeiro de 2019

Modelos De Escadas

Alguns projetos simplesmente precisam de 
escadas. Seja para ir de um andar a outro ou apenas de um local um pouco mais alto para um mais baixo, se elas estão presentes é porque são necessárias. Porém, não é apenas por serem essenciais que devem ser sem graças ou sem personalidade. Além da sua função óbvia, a escada também compõe a decoração do ambiente, podendo inclusive torná-lo mais interessante. Entretanto, para que você tenha uma que arranque suspiros das visitas e deixe seu dia a dia mais bonito, vamos mostrar os principais modelos de escadas e suas características. Dessa forma vai ficar muito mais fácil escolher a que você quer ter em casa.

 

5 modelos de escadas

 

Existem vários tipos de escadas, que são classificados geralmente em função do desenho formado pela estrutura, pelos modelos de corrimão e guarda-corpo ou ainda pelos degraus. Aqui, vamos falar sobre os modelos de escadas de acordo com seu formato e traremos imagens para ilustrar cada um.

 

Escada reta

 

A escada reta é um dos modelos de escadas mais fáceis de identificar. Tradicional, ela é aquela que, como o nome já diz, é construída em linha reta, sem mudança de direção. Esse é um dos tipos de escadas que menos ocupa espaço, mas requer que o cômodo tenha um formato mais retangular.

 


 



 

Escada em L

 

A escada em L é bem fácil de reconhecer, pois seu formato é, literalmente, o da letra que dá nome a ela. Ela dá uma virada de 90º em alguma altura e forma esse desenho. Esse é um dos modelos de escadas que ocupa menos espaço, o que faz dele uma boa opção para espaços menores.



 

Escada em U

 

A escada em U é aquela que muda de direção em 180º. Ela tem esse nome devido ao desenho que forma quando vista de cima em plantas baixas. Esse é um dos modelos de escadas que mais ocupa espaço, porém tem como ponto positivo a possibilidade de aproveitamento do vão embaixo dela.




 

Escada circular

 

A escada circular é aquela feita em curva. Esse é um dos modelos de escadas que mais ocupa espaço e o vão formado abaixo dela costuma ser aproveitado com jardins de inverno ou mesmo móveis.




 

Escada caracol

 

Por fim, temos a escada caracol, que também é chamada de espiral e helicoidal. Ela é um dos modelos de escadas mais diferentes e que mais chamam a atenção, pois ela dá voltas em si mesma. A diferença entre a escada caracol e a escada circular está justamente aí, o ângulo da primeira é mais fechado, formando um visual bem diferente. De modo geral, esse é um dos tipos de escadas que menos ocupam espaço.