Projeto Mães e Anjos

Pesquisar notícias e dicas

Sunday, 03 de December de 2017

Muitas vezes, na nossa existência estamos sujeitos a situações que jamais gostaríamos de vivenciá-las. Mas  sabemos também que as afliçoes deste mundo, de uma forma ou de outra, vêm  para todos. E cabe a cada um de nós buscar recursos interiores e apoio profissional para  superarmos, na medida do possível, dores, marcas, feridas e angústias deixadas por tais situações.  E, conforme recebemos também passamos a dar e a nos doar, ainda que  não estejamos completamente sarados. E assim desenvolvemos em nós a compaixão, um  sentimento nobre nos seres humanos que se caracteriza  pela piedade e empatia em relação à tristeza e o sofrimento alheios. A  compaixão, desperta em nós a vontade de ajudar o próximo a superar os problemas que também já enfrentamos um dia, levando consolo e suporte emocional. E no sentido de vivenciar e praticar a compaixão e a solidariedade é que nos dispomos a servir e a estender a mão à quem precisa”.  Laíde Celine Padilha.

 

SOBRE O PROJETO 

 

É um trabalho que visa  dar apoio e atendimento à mães em  luto, tendo em vista a quantidade de mães  que sofrem com a perda de entes queridos e que, muitas vezes, por falta de ajuda, passam anos sem conseguir a superação necessária para seguir em frente.

 

COMO FUNCIONA 

 

O projeto Mães e Anjos funciona com ajuda de profissionais voluntários que oferecem à estas mulheres apoio, acolhimento e tratamento físico e emocional para ajudá-las a vencer o luto e a depressão natural que ocorre principalmente neste peíodo. Fazem parte da equipe um médico psicoterapêuta, duas terapêutas, uma nutricionista e um personal trainer. Depois de passar por uma avaliação psiquiátrica, as mães são registradas no projeto e começam a participar de sessões individualizadas de terapia. Tem ainda a academia que oferece orientação e aulas de condicionalmento físico para áquelas que estão acima ou abaixo do peso, devido ao estado depressivo gerado pela dor da perda.

 

PARTICIPANTES DO PROJETO

 

Além dos profissionais da área da saúde, o projeto Mães e Anjos é formado ainda por um grupo de mães que já  passou pelas fases do luto e que estão dispostas a doar um pouco de si para confortar outras que perderam seus entes queridos recentemente.

 

SURGIMENTO DO PROJETO

 

O projeto surgiu a partir do atendimento de mães na Clinica Japurá, com o médico Dr. Rodinei Roberto C Silva. Devido ao acidente aéreo  envolvendo os jogadores da Chapecoense, em novembro de 2016, na Colombia, onde Laíde Padilha, mãe do goleiro Danilo Padilha, vitima desse acidente, aparecia em rede nacional, dando ao mundo exemplo de força e coragem para outras pessoas que também tinham perdido seus entes queridos, essas mulheres viam em dona Laíde a força de superação que elas não conseguiam encontrar nelas mesmas. Então, pediram ao médico que promovesse um encontro entre elas, para saberem de onde vinha tanta força. O convite foi aceito e começaram encontros mais frequentes onde compartilhavam suas experiências e suas dores. A partir daí,  começaram encontros quinzenais, primeiro na própria casa de dona Laíde e depois na cliníca médica, onde permanecem até hoje. Junto com isso, foi criado um grupo de mães no whasapp, nasceu o nome do projeto e também foi criada a página do Mães e Anjos no Facebook. Neste ponto do projeto, houve também a formação do grupo de profissionais voluntários. O trabalho hoje, abrange não somente mães, mas também filhos que perderam suas mães.

 

 

Primeiro encontro do grupo em 18 de Junho de 2017.

 

PRIMEIRO ATENDIMENTO

 

Marcia  Aparecida da Silva, foi a primeira mãe a ser atendida pelo Mães e Anjos. Há seia anos, perdeu seu filho Gustavo Ricardo da Silva, aos 19 anos, em um acidente de moto. Recebendo ajuda e apoio do projeto, ela tem conseguido retomar sua vida e  agora aos 46 anos, está dando a volta por cima e já  retornando aos desfiles e correndo atrás de uma suposta carreira de modelo que teria começado quando ainda tinha 15 anos. Hoje, ela está representando a beleza da mulher madura no Paraná e no começo de 2018, participa do concurso Miss Older Brasil, que será realizado em Curitiba.

 

 

 

VISITAS

As visitas domiciliares começaram pouco tempo depois quando a equipe percebeu que muitas mães não tinham força para irem às reuniões. Formou-se então, o primeiro grupo de visitas para levar conforto e acolhimento á essas mães, sem que elas precisassem sair de suas casas.

A primeira mulher a ser visitada foi Jacira Sporetti Sargi, que num intervalo de  de dois anos, entre 2015 e 2017, perdeu  o  filho Rodrigo Saporetti Sargi, aos 27 anos e a filha Ana Paula Saporetti Sargi, aos 32 anos, ambos vítimas de câncer. Jacira continua sendo atendida pelo grupo de profissionais e já se sente preparada para começar as visitas à outras mulheres.

 

  

 

 Uma outra mãe que, no principio do projeto, recebeu em casa apoio e uma palavra de conforto, foi a artista plástica Lucimara Patuzzo, que perdeu  a filha  Luana Patuzzo de Almeida, de apenas 4 anos, vítima de infecção na garganta. Com o apoio do projeto, Lucimara já está conseguindo voltar às pinturas e em breve estará expondo seu trabalho na loja virtual do site que estará funcionando em breve. Ela também já está se prepararando para visitar e ajudar a fortalecer outras mães que estão passando pela dor que ela tem tentado superar.

 

 

 

 

 

 Outra mãe que tem  se superado com a ajuda do projeto e dado exemplo de força e resiliência é a empresária Marilza Zanetti de Mello, que teve o filho, Leonardo Zanetti de Mello, 20 anos, sequestrado e assassinado cruelmente, em dezembro do ano passado. Marilza tem se posicionado com firmeza no propósito de ajudar outras mulheres enquanto supera o próprio sofrimento. Ela tem participado das visitas e levado ânimo e esperança para outras mães.  

 

 

 

Em visita ao túmilo de Leonardo Zanetti, que comemoraria seu 21º aniversário no último  25 de setembro, amigos saudosos fizeram à ele uma homenagem com as músicas que costumavam cantar juntos, antes de sua morte.

 

NOTA: Novas informações sobre as visitas serão postadas sempre ao final de cada mês com o fechamento das visitas semanais.

Facebook: Mães e Anjos

E-mail: laideceline@gmail.com

 

MATERIAS DE REPORTAGEM DO PROJETO:

 

-  Gravação de matéria feita pela RIC TV sobre o “ cantinho do paredão” 

-  Video sobre o trabalho da artista plástica Lucimara Patuzzo 

-  Entrevista na RPC, afiliada da Rede Globo de Televisão no Paraná

- Matéria publicada no jornal Tribuna de Cianorte.